domingo, 2 de agosto de 2009

Seção catálogo: "TENHA FÉ"

"Atenção pessoal, no 3 todos inspirem, 1, 2 ..."
Um cara bêbado chora suas lagrimas com o barman. Ele diz: não, você não vai me entender!! O barman responde: estou aqui a mais de 50 anos! Não a nada do que eu não tenha ouvido! Ai o freguês bêbado abrir o zíper de sua camisa e mostra sua roupa de padre, para a supresa do barman. Ele diz: sou um padre (Edward Norton, bem novinho, mas muito bom!!!), que tem como melhor amigo um rabino (Ben Stiller, a mesma interpretação de sempre), que juntos temos uma amiga de infância, que eu descubro que estou a amando, mas descubro hoje a noite que ela esta dormindo a meses com meu amigo. Que por sinal, não deveria estar com ele, porque não é judia!!.
Complicado?. Mas é nesse contexto que essa deliciosa e inteligente comédia romântica, dirigida pelo próprio Edwardo Norton, segue seu roteiro. Norton é um padre nada convencional, que procura sempre melhorar seus sermões numa forma mais dinâmica e não tão chata ( um padre marcelo americano, só que sem canções alegres), que compartilha suas idéias de inovações com seu amigo de infância Jacob, que é rabino da sinagoga da cidade, que procura levar seus fies a sair do tradicionalismo e seguir em cultos mais dinâmicos a animados. Só que suas vidas mudam com a chegada de sua antiga amiga de infância. Tal amiga se apaixona por Jacob, que não deveria sair com outras mulheres que não fossem judias. E também, apesar do conflito que gera, também desperta no amigo padre, um sentimento forte de paixão.
PONTO ALTO DO FILME. Edward Norton. Ali é uma prova viva de como atuar. Também merece ponto com a direção, pois consegue manter o ritmo ao filme e coloca as piadas certas nos locais certos. Outro ponto que ganha é na capacidade de mexer, com muita inteligência, nas 2 religiões. Existe situações muito hilárias no filme, como quanto o rabino Jacob exorta a platéia que não estão cantando com animação devida o hino que exorta o amor de Deus, e por isso ele convida o coro negro da igreja protestante!! local. Fora que fica claro no filme que apesar de diferentes religiões, todos servem ao mesmo Deus, e por isso, não a o porque de não viverem em comunhão. Sentimento é tal que o projeto dos amigos é criar um Karaokê Cristo-judaico para os idosos da região!!!.
PONTO MEDIO DO FILME. A parte da comedia romântica até que é engraçada. Só que a atriz que faz a amiga não consegue ser tão boa quanto a sua personagem exige ser. E sendo o PONTO BAIXO DO FILME é a escolha de Ben Stiller para o papel do rabino. Até hoje não sei como Ben Stiller faz sucesso nas comedias. Alias, eu sei. Ele se cerca de pessoas com talento, e com isso ele imagina que deve ter algum talento. Pode ver que todos os filmes, quem brilha mais são os outros personagens. Vide “Trovão tropical”, e “Entrando numa fria 1 e 2”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário